Acerola, a cereja das antilhas

acerola

Acerola ou Cereja das Antilhas  (Malpighia glabra, M. emarginata) é uma árvore nativa da Índias Ocidentais, que se espalhou por toda a américa. Com uma arvore pequena de até 2,5m  de copa. As flores são pequenas de 5 pétalas vão do branco rosa ao violeta na cor. Quando madura, a Acerola é vermelho brilhante, por fora, parecido com uma cereja. Mas, ao contrário da sua sósia, A polpa é alaranjado leve, quando maduras, e possui um sabor que vai do azedo ao ácido adocicado, a fruta contém cerca de 80 por cento de suco e 3 sementes.

O fruto Acerola era tradicionalmente utilizados para tratar a disenteria, diarreia e doenças do fígado. Com pesquisas, descobriu que a acerola continha 100 vezes mais vitamina “C”, que a laranja e o limão. Possui também uma boa fonte de outros nutrientes, incluindo vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, bioflavonóides, fósforo, ácido málico, ácido pantotênico, potássio e magnésio. Por estas razões, acerola é amplamente usado como um suplemento de saúde natural.

Uma xícara de  acerola contém 1.644 milligramas, ou 2,74% da ingestão diária recomendada. Em contraste, uma laranja fornece pouco menos de 100 miligramas. A vitamina C ajuda a formar o colágeno forte, pele, vasos sanguíneos e os músculos, ajuda a curar feridas e mantém os ossos e dentes saudáveis. A vitamina C não é armazenado no corpo, o que significa que tem de ser substituídas diariamente. Por esta razão, o Instituto Nacional de Saúde recomenda consumir regularmente alimentos ricos em vitamina C. Uma pequena porção de acerola, ou beber um pouco de suco de cereja acerola pura, mais do que suficiente para as suas necessidades diárias de vitamina C.

Rica em Vitamina "C", antioxidante natural.

Rica em Vitamina “C”, antioxidante natural.

Antioxidante Natural

Os antioxidantes combatem os danos dos radicais livres – o dano que ocorre em um nível molecular e contribui para a doença. Quando os radicais livres reagem com produtos químicos em seus tecidos, podem causar danos às células saudáveis, o que leva a problemas como o envelhecimento precoce, inflamações e doenças. Acerola oferece benefícios antioxidantes, graças à vitamina C. No entanto, eles também contêm compostos chamados antocianinas, que também possui propriedades antioxidantes. As antocianinas ajudam a diminuir o risco de doença cardíaca, aumentar a função de memória, proteger o desenvolvimento de tecido cerebral fetal, agir como um anti-inflamatório, ajuda a regular o açúcar no sangue e reduzir os riscos e efeitos da obesidade.

Acerola nos cosméticos

As propriedades benéficas da acerola estender para o exterior do corpo. Numerosos produtos no mercado contêm extrato de acerola. Seu alto teor de vitamina C das cerejas ajuda a formar o colágeno, o bloco de construção de uma pele saudável que mantém tonificado e jovem na aparência. As antocianinas ajuda a prevenir a inflamação em tecidos exteriores da pele, tal como acontece no interior do corpo. O extrato de acerola também pode ter usos cosméticos, para suprimir a síntese de melanina, que dá à pele um efeito de “brilho”.

A maioria dos benefícios de pele associadas com acerola vêm de sua alta concentração de vitamina C. Estes incluem:

  • Ação antioxidante para proteger contra os danos dos radicais livres que podem acelerar o envelhecimento da pele
  • Capacidade até de clarear a pele
  • Aumenta a produção de colágeno e elastina
  • Aumenta a capacidade da pele de reter a umidade

Acerola contém sais minerais, que pesquisas revelaram que ajudam na remineralização da pele cansada e estressada. Foi demonstrado um benefício no aumento da hidratação da pele.

Seja natural, em sucos, bolos, mousses,  Veja nossa receita de Torta-mousse de acerola ou nosso Molho de acerola, para acompanhar carnes. À Acerola faz bem a saúde e é bem vinda a nossa mesa.

Weblaranja

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *