É sempre bom e preventivo lembrar que a panela de pressão merece cuidado. Como o próprio nome diz, a panela cria uma pressão no seu interior, aumentado a temperatura da água, economizando energia para o cozimento.
A pressão na panela é mantida através de 2 válvulas, a principal e de segurança. A válvula principal, aquele chapeuzinho, em cima da panela, permite o ar sair aos poucos, a medida que a pressão interna vai aumentando. Aquele famoso barulho de apito. A outra válvula é rompida quando a pressão aumenta tanto, que a válvula principal não consegue mais aliviar.
A panela de pressão pode explodir?
Sim, mas em casos extremos. Geralmente o que acontece é que a válvula de segurança se rompe, permitindo a saída do conteúdo da panela em alta velocidade. Indo parar no teto, se espalhar por toda a cozinha e podendo até causar queimaduras. O caso extremo acontece por falta de manutenção, no caso, a válvula de emergência já tenha se rompido e foi entupida por restos de comida. Nesses caso, a principal também já entupiu e tampa da panela pode explodir, sendo arremessada para cima.
Bomba de feijão
A maioria de relatos sobre panela de pressão explodir, se relaciona com o cozimento do feijão. Não é só o feijão que entope os furinhos da tampa, mas no dia a dia, contribui bastante. Quando se enche mais de 2/3 da panela, o caldo do cozimento em forma de bolhas, começa a sair pela tampa. O caldo do feijão que fica no furinho da tampa e da válvula principal, quando não se lava direito a tampa, vai secando e ficando duro. Como o furo de saída do ar é pequeno, esse caldo seco e duro consegue segurar a pressão do ar, suficiente para a panela explodir.
Cuidados e limpeza
Só passar uma água na tampa da panela não é o suficiente. Lembre de desroscar a válvula principal e lavar por dentro. Observe contra a luz, os furos da válvula principal. Se estiver entupido, utilize um pedaço de arame para desentupir. Olhe também a válvula secundária, que pode ser de silicone emborrachado ou de aço, na verdade, um parafuso “oco” que recebe um liga de metal fino. Veja se há algum furo, faça uma pressão com a boca e veja se o ar atravessa a tampa. Caso atravesse, leve para tampa para trocar a válvula de segurança.
Reparo na panela
Geralmente em feiras livres é mais fácil de se encontrar os consertadores de panelas. Além da borracha de vedação da tampa, é possível encontrar as válvulas principal e a de segurança, a troca é feita rapidamente. Se a sua panela demora pra cozinhar, pode estar perdendo pressão. Se já trocou a borracha, observe a válvula de segurança, em algumas panelas, fica embaixo do cabo, não percebe o vapor saindo.
Algumas panelas novas, tem uma terceira opção de segurança, a tampa contém “chanfros”, que permitem em caso extremo de pressão, o rompimento ou entortamento da tampa permitindo a saída rápida do ar. Como é o caso da panela marca “Clock”.
Para finalizar, é bom lembrar que com o tempo o alumínio da panela da pressão, fica mais fraco, o que compromete a segurança. A panela tem esse nome, por causa da imensa pressão que forma em seu interior durante o cozimento. Merece cuidado.
Weblaranja
Como em caso de entupimento da vauvula principal da panela de pressão, como sai o ar pela valvula de segurança de metal?
Olá, Jéssica. O metal da válvula se rompe quando a pressão aumenta mais que a panela possa aguentar. O mesmo ocorre com válvula de silicone.
Recebi a seguinte resposta de um concertador de panela de pressão,que o fundo da panela da minha sogra estar mole,e aqui vi que com o tempo o alumínio da panela fica fraco,mas o fundo parece tão duro, daí eu não entendo, como fica mole ou gasto a ponto de explodir,a panela da minha sogra tem 27anos,ela pode ou não explodir, continua ou não a usar? desde de já grata.
Olá Mônica. As panelas de alumínio com o tempo ficam com o fundo arredondado, devido ao calor. As vezes pode aparecer furos na borda. A panela de pressão, como o nome diz, foi feita para aguentar a pressão. Quando explodem é sempre na tampa. Porém as panelas também “quebram” o alumínio, podendo explodir sim. Como o consertador já tem experiência, até pelo “bater” no alumínio, pode detectar alguma anomalia. O fato dela ser grossa e dura não importa. O fundo expande, depois contrai, com o tempo há uma oxidação natural que vai deixar mais fraco “Sim”. Não usar a panela sobre pressão, apenas cozimento normal.