Fritadeiras Elétricas Ar Quente

fritadeira-arquente
Os óleos vegetais fazem parte da história culinária da humanidade. Através da fritura, os alimentos adquirem sabor, aroma e textura, característicos. Além do cozimento mais uniforme e rápido. O óleo transforma o amido e o açúcar de alimentos vegetais em uma casca crocante e dourada.

O óleo de oliva, ou o Azeite, como conhecemos, é talvez um dos mais antigos óleos conhecidos. Hoje existem uma grande variedade de óleos vegetais a disposição do consumidor, sendo o óleo de soja o mais conhecido, seguido por: Girassol, canola, palma, milho, dendê, semente de uva, de gergilim, etc.

Seja qual for o óleo, para fritar, é preciso bastante, o suficiente para cobrir parcialmente o alimento. Deve ser bem quente, para dar o “choque”, formando a casca. O problema da fritura começa aí, o alimento não estando bem seco, no “choque” pode espirrar a gordura, resultado do contato da água com o óleo quente. A água evapora rapidamente, subindo para o teto levando consigo gotas de óleo.

Fritura por imersão do bolinho de Bacalhau.

As fritadeiras elétricas de ar quente prometem mudar o conceito de fritura. Utilizam pouco óleo, o suficiente para dar a casca dourada ao alimento. O trabalho de cozimento é feito pelo ar quente, impulsionado por um aquecimento de infravermelho. Esse ar fica circulando por dentro do compartimento fechado, evitando que saia o cheiro e o odor pela casa.

Esquema de ar quente da fritadeira Arno Actifry.  Foto: Divulgação Arno Actifry

Esquema de ar quente da fritadeira Arno Actifry.
Foto: Divulgação Arno Actifry

Fritadeira ou Assadeira? É uma fritadeira, isso porque o alimento fica crocante e cozido, úmido por dentro, como pode ser visto no análise da JENIUS, um diário gourmet de Jennifer Lam: 10 alimentos fritos no ar quente, a análise se refere a marca Phillips. (O site é em inglês, com opção para tradução lado direito.)

Fritadeira Ar quente Phillips Airfryer.  Foto: Divulgação Phillips Airfryer.

Fritadeira Ar quente Phillips Airfryer.
Foto: Divulgação Phillips Airfryer.

Como toda panela elétrica, as fritadeiras vem com um conjunto de opções, como “timer” automático, funções com modo de fritura para alguns alimentos. Algumas com sistema de rotação, que movimenta os alimentos. Além das partes que são desmontadas para lavagem e limpeza.

Fritadeira Arno Actifry Fonte: Divulgação Arno

Fritadeira Arno Actifry
Fonte: Divulgação Arno

O problema das Fritadeiras de Ar quente, é o preço. Com alguns modelos passando dos R$ 1.000,00. Outro detalhe, para quem tem o paladar mais apurado, de acordo com o PROTESTE:

“Quem gosta de uma alimentação saudável e dispensa o óleo pode contar com as fritadeiras elétricas para incrementar as receitas. Mas é preciso ter atenção: apesar de não sujar a cozinha e não engordurar as panelas, esses produtos não deixam os alimentos com o aspecto crocante de uma verdadeira fritura. Veja nossas primeiras impressões sobre esses aparelhos.”

É bastante interessante a idéia do ar quente usando infravermelho. Técnica que está sendo utilizada em vários acessórios da culinária, como: Grills, Fornos, Fritadeiras, Churrasqueiras, Fogões de mesa. Tem uma diferença de paladar? sim. Como o microondas, certos alimentos não irão ficar como temos costume de cozinhar, assim como nova tecnologia, novas técnicas serão usados para preparar alimentos saborosos.

Um abraço,
Voltem Sempre,
Weblaranja
Fontes: Arno Actifry, Phillips Airfryer, Proteste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current day month ye@r *