Limpeza Pesada de Gordura – Exaustor

Limpeza-de-gordura-exaustor-1

O exaustor é um grande auxiliar na cozinha. Substituí a antiga coifa, uma chaminé moderna que leva a fumaça pra fora de casa e retêm a gordura em seu interior.  Ao contrário da coifa o exaustor funciona como um filtro, um ventilador puxa fumaça de frituras e retendo a gordura em um tecido próprio para isso. É instalado dentro da cozinha, sem precisar de abertura no teto. Com o tempo, a gordura irá se acumular e o filtro deve ser trocado. Uma limpeza periódica é necessária para evitar o acúmulo de gordura. Mas se houve um descuido, ainda assim é possível limpar e retirar a gordura.

Limpeza-de-gordura-exaustor-2

Desengordurantes comuns ou limpadores de pias não resolvem, nem água com vinagre ou limão. É preciso um desengordurante para forno e fogão, a base de soda cáustica. Como a soda cáustica causa queimaduras graves é preciso um par de luvas de borracha, resumindo:

1 chave de fenda

1 par de luvas de borracha

1 limpa forno a base de soda cáustica

1 detergente neutro

1 esponja

1 esponja de aço

1 água quente (sem ferver) com vinagre para enxaguar

 

Primeiro é preciso retirar o exaustor da parede.

Depois retirar e descartar o filtro, para uma limpeza pesada e eficiente, é bom retirar o motor, para evitar que caia água dentro. Observe ou tire fotos das conexões dos fios, são feitos de encaixes, facilmente retirados. Cuidado também com a lâmpada.

Se possível retire o motor, que é segura por parafusos. Observe a conexão dos fio, cuidado cuidado com a lâmpada.

Se possível retire o motor, que é preso, por parafusos. Observe a conexão dos fio, cuidado cuidado com a lâmpada.

Verifique a conexão, o encaixe correto dos fios, se possível tire fotos. Uma conexão errada pode queimar o motor.

Verifique a conexão, o encaixe correto dos fios, se possível tire fotos. Uma conexão errada pode queimar o motor.

A Gordura é difícil de ser retirada e não compensa ficar esfregando. O limpa-forno funciona depois de um tempo de ação, diluindo a gordura, facilitando a limpeza. É altamente CORROSIVO, pode queimar a pele e causar lesões na boca, nariz e olhos. Utilize luvas de borracha, não plástico, dentro da embalagem á um pincel para aplicação do produto.

Retire com uma espátula o excesso. Com um pincel próprio do limpa forno, passe o produto por toda a gordura. Deixe descansar por 20 minutos.

Com o pincel próprio aplique o produto sobre a gordura.

Com o pincel próprio aplique o produto sobre a gordura.

Com à água quente misture um pouco de vinagre, 2 colheres sopa para cada litro. Vá jogando água quente e esfregando com a esponja junto com a esponja de aço. Se a gordura ainda tiver uma resistência volte a aplicar o limpa-forno e aguarde alguns minutos.

Se deixou o motor, cubra com um plástico, antes de começar a enxaguar. Não deixe cair água dentro do motor.

Limpeza-de-gordura-exaustor-7

Depois de limpo e seco, caso tenha retirado, reconecte o motor . Coloque um filtro novo e pronto.  Para encontrar o filtro para exaustor, procure em hipermercados, lojas de peças para fogão, lojas que prestam serviços para restaurantes. Se encontrar filtro para 6 bocas e seu exaustor for para 4 bocas, não tem problema, compre e corte o filtro ao meio.

Limpeza-de-gordura-exaustor-8

Exaustor limpo e recolocado.

Exaustor limpo e recolocado.

Limpo

Limpo

Os chamados limpa fornos servem também pra limpar gorduras de paredes, pias ou outros locais. Menos utensílios para preparação de comidas, como panelas, formas, etc. por causa do resíduo de soda cáustica.

Weblaranja

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *