Rechaud – Um fogareiro requintado !!!

 

Rechaud Tramontina banho maria inox

Rechaud Tramontina banho maria.
Foto: divulgação submarino.com.br

Rechaud é um aparelho de cozinha, para cozimento lento ou em “banho maria”, formado por um aquecedor, suporte e 1 cuba, ou 2, uma para água outra para alimento. Lembrando um fogão de acampar, justamente da onde saiu a idéia, de levar para mesa esse fogareiro e manter prato a ser servido, sempre quente.

Rechaud, do francês, significa “aquecimento”. É isso que o aparelho faz, mantém a comida aquecida, usando para isso um aquecedor que pode ser elétrico ou por fogo, que utiliza álcool ou velas. No caso do elétrico, uma resistência aquece um cuba com água, que vai receber uma outra cuba com o alimento, ou seja, o alimento é aquecido por “banho maria”. Já os Rechaud com fogareiro, utilizam o álcool, tendo um ou dois suportes debaixo do aparelho. O suporte vem com uma tampa, para apagar o fogo. Outra forma de aquecimento é o uso de velas, que ocupam o mesmo suporte do álcool, mais usadas em cubas de porcelana.

Rechaud de Ferro Panela Mineira. Foto: divulgação Submarino.com

Rechaud de Ferro Panela Mineira.
Foto: divulgação Submarino.com

Quanto ao material, o rechaud pode ser de metal ou porcelana. Os metais variam, sendo o aço inox, o ferro e mais requintado, como a prata. Os rechaud de aço inox são largamente utilizados, com tamanhos grandes, suportando 2 ou mais cubas, usados em grandes buffets, onde é preciso acomodar grandes porções. O rechaud de ferro, tem 2 modelos: o de panela e o de chapa, ambos feitos em ferro fundido. Que pode ser usado para manter o churrasco aquecido, enquanto é servido, por exemplo.

Outro metal usado é a prata, além de ser um metal nobre, os rechauds de prata, geralmente são “trabalhados”, “decorados”, dando um requinte a mais a peça.

Rechaud de Prata – Museu de Stockholm Photo: Olle Andersson/Nationalmuseum From the photo collections of Nationalmuseum. flickr.com

A porcelana, é outro material usado, os rechaud de porcelana são no estilo travessas, que podem acomodar massa, cozidos, assados. Dependendo do material usado no acabamento podem ir ao forno comum e microondas.

rechaud de porcelana

Rechaud de Porcelana oval Dynasty. Foto: divulgação

Rechaud todo feito em porcelana, desde a base até a cuba. Foto:Bella_Scorzelli – Flickr.com

O rechaud não é ideal para preparar alimentos, o alimento é preparado e depois é levado ao rechaud para se manter aquecido. Alguns pratos podem ser finalizados no rechaud como um strogonof, um frango com catupiry, etc. Um bom exemplo do uso do rechaud é a “Fondue”. A fondue é um prato francês, que nasceu da experimentação dos fabricantes de queijos, que misturavam as sobras de queijo em um caldeirão e comiam com pedaços de pão. O queijo para derreter precisa de um fogo moderado, sendo o rechaud ideal, por manter a chama constante, o queijo fica no ponto “derretido”.

Atenção

Os Rechauds de fogareiro, que utilizam o álcool ou a vela, é claro, é preciso ter um cuidado, uma atenção com seu uso, o acendimento, o material usado, sempre o álcool em Gel, que em caso de acidente, não escorre. A posição no centro da mesa, a forma de manusear a panela, evitando “solavancos”, batidas. Evitar o acesso de crianças ou animais domésticos.

O rechaud é uma boa ideia para grandes jantares, onde se recebe amigos para conversar. Ou para um jantar romântico, reservado, para comer uma Fondue de queijo ou chocolate com frutas. Ou mesmo para um jantar em família, a chama do rechaud nos leva uma introspecção, uma vez que o elemento fogo está cada vez mais raro na cozinha. Vale a pena ter um!!!

Weblaranja

13 ideias sobre “Rechaud – Um fogareiro requintado !!!

  1. Adorei o texto, que, além de explicativo, é requintado, tal qual o réchaud.

    Ganhei um hoje. Não vejo a hora de inaugurá-lo com o esposo e os amigos.

    Um abraço. :)

    • Qual a maneira correta de colocar o álcool em gel, presenciei um principio de incêndio quando a funcionaria do restaurante foi abastecer o recipiente com álcool. em disse:

      Qual a maneira correta de colocar o álcool em gel, presenciei um principio de incêndio quando a funcionaria do restaurante foi abastecer o recipiente com álcool.

      • Luana, antes de abastecer é preciso tampar o queimador, para abafar e apagar a chama. Isso é feito com a tampa próprio ou similar, como pires, tampa pequena etc. Observe o modelo do seu queimador, se tem ou não uma lã de vidro. O Álcool Gel não é derramado sobre a lã. Observe o vídeo abaixo.

        Vídeo sobre queimadores

    • Olá, Maria.
      Se for uma assadeira, sim. Se for uma cuba, não é recomendável. A diferença de uma cuba para uma assadeira, são as laterais de cima, que são mais largas(as bordas), além de ser mais funda. A assadeira é própria para isso, para se manter o assado quente por mais tempo. Uma lasanha então, é bonito de se ver o borbulhar do molho enquanto é servido.

    • Maria Leite, você não especificou se o refratário é de porcelana ou vidro temperado. Não é fácil achar outro refratário de porcelana próprio para rechaud. As formas, travessas ou refratários vendidos não podem ser usados em chamas diretas, correndo o risco de trincar com um choque térmico.
      Você pode ver com o fabricante do seu rechaud ou pode substituir a travessa por uma forma de alumínio.
      Caso, o seu rechaud tenha um suporte de alumínio, entre a chama e a forma, você pode substituir por um refratário de vidro temperado.

  2. Olá!!
    Adorei a reportagem!!!
    No prédio em que moro tem um rechaud profissional de fogareiro.
    Vou fazer uma festinha para meu filho e gostaria de usa-lo para manter aquecido os salgadinhos assados.
    Sabe se existe uma forma de deixar não muito quente para não ressecar ou queimar os salgadinhos?

    • Olá, Fernanda, agradecemos o elogio. Pode sim, mas mantenha o Rechaud semi-tampado ou aberto mesmo. Caso seja o Rechaud de água aquecida, é mais fácil controlar a temperatura, não vai ter perigo de ressecar ou queimar por baixo. Se for o Rechaud de chama direta, tente fazer um banho-maria, com duas formas, encha de água a original e coloque outra forma por cima, para que somente à água mantenha o salgado aquecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *