Weblaranja
Brasil,
Aprenda as técnicas e as dicas de cozinhar

COMPARTILHE A WEBLARANJA !!!

takalista

Nós colocamos abaixo as maneiras básicas e mais utilizadas de se preparar um alimento.
Em breve colocaremos as fotos ilustrativas.
A WEBlaranja é atualizada semanalmente.


Práticas da Culinária
Cozinhar
Cozinhar a vapor
Cozinhar em banho-maria
Cozinhar em forno, recipiente sem tampa
Cozinhar em forno, recipiente com tampa
Assar na panela
Assar no forno
Assar no espêto
Assar na grelha

Grelhar
Fritar
Refogar
Ensopar
Pocher
Ferver
Branquear
Saltear
Glaciar
Ferver ao sugo
Gratinar

sCozinhar

É ferver o alimento em um molho, caldo, água pura ou temperada. Pode começar a cozinhar, frio ou quente. A primeira opção, coloca-se o alimento em uma panela com o líquído frio, leva ao fogo até começar a ferver. A segunda adiciona o alimento com o líquido em ebulição. O tempo varia de acordo com o alimento. Usa-se uma panela funda, de bordas alta, para que o alimento fique coberto pelo líquido. Outra maneira, mais usada no oriente, é cozinhar no óleo, em temperatura média ou baixa. Aumentando a temperatura no final do cozimento.
Voltar ao topo da página

sCozinhar a vapor
Para cozinhar no vapor, usa-se uma panela própria. Separada em duas partes. A parte debaixo é a panela própriamente dita, coloca a água pura. A parte de cima, parece com uma peneira, vai o alimento. Tampa e leva ao fogo, médio ou alto. O vapor que sai da parte de baixo é suficiente para cozinhar. Geralmente usada para alimentos moles ou de fácil cozimento. Após o cozimento, costuma-se saltear certos alimentos, que o cozimento a vapor, muda a cor ou deixa esbranquiçado.
Voltar ao topo da página

sCozinhar em banho-maria

Cozinha-se em banho-maria, utilizando uma panela com água pura. O alimento vai dentro de outro recipiente. Leva a panela ao fogo baixo, e deixa cozinhar sem ferver, com a panela tampada. Usada para suflês e musses de legumes.
Voltar ao topo da página

s Cozinhar ao forno em um recipiente sem tampa

O alimento é cozido em um refratário sem tampa, com o calor seco do forno. Utiliza-se a temperatura que vai da baixa (140ÂşC) a média alta (220ÂşC). O alimento é colocado cru, sem um prévio cozimento. E mais utilizado para alimentos que necessitam corar.

Voltar ao topo da páginasCozinhar ao forno em um recipiente com tampa
Em um forma ou refratário com tampa, coloca o alimento e leva ao forno com tampa, com chama em temperatura média (160ÂşC), com água, vinho ou caldo. Cozinha-se tanto vegetais, como carnes.
Voltar ao topo da página

sAssado de Panela ou assar na panela

Geralmente o assado de panela, é o termo usado para preparar carnes rígidas e duras. Consiste em fritar e depois cozinhar a carne para que adiquira maciez. Aqueça uma panela de tamanho ideal para acomodar a carne. Coloque óleo ou gordura o bastante apenas para dourar. Doure a carne, préviamente temperada em Vinhas d´alhos, em todos os lados. Isso faz com que a carne preserve o seu suco e sabor durante o cozimento. Misture o molho do tempero com um pouco de água, regue a carne somente até a metade de sua altura. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio-baixo, virando e regando a carne de vez em quando. Acrescentando mais líquido assim que o molho da panela for secando. Retira-se a carne quando estiver cozida e macia. Pode deixar um pouco de caldo na panela para se fazer um molho que acompanha a carne.
Voltar ao topo da página

sAssar no forno

É o mesmo que cozinhar ao forno sem tampa. O alimento é cozido pelo calor seco do forno. O alimento é colocado cru, em um refrátario e deixa assar até que fique dourado e macio. A temperatura varia por alimento. Geralmente as carnes são assadas em forno quente.
Voltar ao topo da página

sAssar no espêto

Consiste em cozinhar o alimento, na chama viva do fogo ou ao calor da brasa. Utilizando um espêto que pode ser de alúminio, madeira, ferro etc. que atravessa o alimento. Coloca suspenso no ar sobre o calor, e deixe que o alimento cozinhe, virando o espêto para que se asse por igual. Pode se assar vegetais macios, de fácil cozimento, e carnes macias. Para carnes, deve-se colocar para assar na parte baixa, onde é mais forte o calor, para que a carne toste levemente. Depois passe para a parte alta ou calor mais fraco e deixe assar lentamente até o ponto desejado. Assim a carne cozinha em seu próprio suco ou caldo, dando a carne assada no espêto sabor característico. As verduras são assadas a meia distância do calor, e o seu tempo variando para cada tipo, mas também ficam saborosas.
Voltar ao topo da página

sAssar na grelha

Consiste em assar o alimento, sobre uma grade de ferro ou arame. Coloca a grelha sobre a chama viva do fogo ou sobre a brasa. Distribui o alimento, e deixe assar, perto ou distante do calor. Virando o alimento de vez em quando para que fique assado por igual. As regras do espêto também vale para a grelha. A vantagem é que se pode assar pequenas porções. Para as carnes, não se deve cortá-las muito fina. Se não perdem o seu suco e ficam duras e ressecadas. Outra vantagem é poder assar peixes, até inteiros com mais facilidade.
Voltar ao topo da página

sGrelhar

Consiste em assar o alimento, sobre uma chapa de ferro ou frigideira bem quente, com fogo alto. Deve untar com oléo ou gordura, colocar o alimento, que pode ser tanto vegetais como carnes. Deixe dourar, virando o alimento. Para facilitar, respingue água enquanto estiver grelhando, ajuda a não deixar que os alimentos se ressequem. Os vegetais ficam "al dente", gostosos, cozidos e levemente duros.
Voltar ao topo da página

sFritar

É o ato de cozinhar um alimento, imerso em bastante óleo ou gordura, quente. Pode se fritar em panelas de bordas altas ou baixas. Coloca o alimento na panela, e deixe fritar com o fogo em temperatura média (160ºC) a média alta (180ºC). Regulando a chama para que o alimento não fique mal cozido, dourado por fora e cru por dentro.
Voltar ao topo da página

sRefogar

É aquecer ou cozinhar rapidamente em pouco óleo ou gordura. Em qualquer panela, coloca o óleo, deixe aquecer. Em fogo médio ou alto. Acrescenta os temperos, mexa e logo após coloque o alimento. Refoga ou cozinha até o ponto "al dente". Ou seja cozido, mas com certa rigidez. Usa se muito para cebola e alho. Para temperar e preparar préviamente o cozimento, dando mais sabor. Refoga-se a carne para dar cor, antes do cozimento.
Voltar ao topo da página

sEnsopar

É dar mais caldo ao refogado. Se utiliza panelas de borda alta. Tanto para verduras quanto para carnes. O ensopado tem a característica de ter bastante molho e ser bem temperado. Primeiro refoga o alimento, acrescenta o caldo ou água e deixa cozinhar em fogo baixo. Até que o alimento fique bem macio e suculento.
Voltar ao topo da página

sPocher

É um método de cozimento lento, sem ebolição de água. Sem tampa, em uma panela, coloca-se o alimento em banho-maria, com a chama baixa, um pouco de água. Sem ferver, entre 65º e 80º C. Usado para fazer suflês, musses de legumes.
Voltar ao topo da página

sFerver

Em uma panela média, começa a frio ou quente. Para os legumes secos e cereais, como feijão, grão de bico. Começa do frio, para amolecer a casca. Praticamente os outros legumes, e ovos são cozidos em ebulição, com a chama forte e água a 100ºC. Depois de cozidos os legumes são passados imediatamente para outro recipiente com água fria. Para dar choque térmico. É ideal para cozinhar vegetais com casca.
Voltar ao topo da página

sBranquear

Pode-se branquear na água quente, fria e no óleo. Na água quente, deixa-se a água ferver, em ebulição, colocam-se os legumes somente por alguns minutos. Apenas para dar um pré-cozimento. Na água fria, numa panela sem tampa, colocam-se os legumes na água fria, retirando-os assim que começar a ferver. Esse jeito é melhor para legumes verdes, que não perdem sua coloração. No óleo, uma panela pequena, sem tampa, com fogo baixo. O óleo deve estar na temperatura de 150ºC. Após branquear, é importante resfriar o alimento de imediato, em água corrente.
Voltar ao topo da página

sSaltear

Com o legume já cozido (fervido ou branqueado). Utiliza-se uma frigideira, com óleo, manteiga ou azeite de oliva, que deve estar temperatura média. É utilizada para dar sabor e cor ao alimento. Enquanto estiver salteando alimento não se deve mexer com colher ou outro talher. Apenas movimenta a frigideira em cima da chama.
Voltar ao topo da página

sGlacear

É parecido com saltear, só que se utiliza o açúcar. Em uma frigideira, com o óleo, margarina ou azeite de oliva, adiciona um punhado de açúcar. Em fogo médio, mexe a frigideira, o tom e o sabor do alimento varia a gosto.
Voltar ao topo da página

sFerver ao sugo

É cozinhar o alimento no próprio suco. Em uma panela com tampa, com ou sem óleo, manteiga e azeite, coloca o alimento e com o fogo baixo, vai cozinhando. O alimento cozinha no seu próprio suco e vapor. Mais utilizado para verduras e legumes.
Voltar ao topo da página

sGratinar

Em um recipiente próprio para ser levado ao forno e sem tampa, coloca o alimento. Que geralmente, vai coberto com óleo, queijos, manteiga, cremes e ovo batido. Leva-se ao forno em temperatura que varia de média-alta (250ºC) a alta (300ºC), até adquirir um tom dourado.


r
Takalista


fVocê sabe alguma Receita?
Mande para Gente.


Voltar para o voltar ao topodesta página

r
Weblaranja.com © Copyright 2001. WEBlaranja ®
-Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial.
 

Quem Somos | Publicidade | Contato | Privacidade