Weblaranja
Brasil,

COMPARTILHE A WEBLARANJA !!!

takalista
Alimentação Saudável

Conhecendo os Nutrientes

por Weblaranja

A vida jamais poderia ser sustentada sem a alimentação. É dela que retiramos as fontes de energia e os nutrientes ou substâncias necessárias a formação do nosso organismo. A partir daí, ou junto, nasce a saúde, tanto a espiritual como a física. Desde a concepção, o ser vivo, já traz consigo reservas alimentares, junto as células. Fortalecendo a idéia que a saúde depende, e muito, de uma boa e equilibrada alimentação. Com o crescimento e o densenvolvimento do ser humano, aumenta a necessidade de adquirir energia e nutrientes que formarão e manterão em bom funcionamento, o nosso organismo. Através dos alimentos retiramos, em doses adequadas, esses nutrientes.

Os nutrientes são substâncias do qual o nosso organismo se utiliza para construir e restaurar os ossos, os músculos, as células, o sangue, os orgãos, etc. Pelas suas funções eles foram classificados em:

Água
Essencial a vida, presente na maioria dos seres vivos. No ser humano, representa até 70% do corpo. A água serve para hidratar o organismo, ajuda a dissolver os alimentos e transportar os nutrientes. Um adulto deve beber de 1 a 3 litros de água por dia.

Carbohidratos
São substâncias que fornecem energia ao organismo. Essa energia é necessária para que possamos exercer nossas atividades diárias. Como andar, trabalhar, praticar atividades físicas, etc. São a base da Pirâmide alimentar, são encontradas em: massas, açúcar, mel, arroz, milho, batata, mandioca, farinhas, pães, bolos, doces, bolachas e biscoitos, macarrão, entre outros.

Proteínas
São substâncias responsáveis pela construção e formação dos músculos, ossos e sangue; pelo crescimento e desenvolvimento do organismo em geral; renovação dos tecidos; formação de células, hormônios e enzimas. E ainda fornecem energia ao organismo. Os alimentos ricos em proteínas são: carnes em geral; aves, bovinos, peixes,etc. Nos ovos, leite e derivados, e grãos como soja, feijão, lentilhas, ervilhas, grão-de-bico e outros alimentos.

Vitaminas
São substâncias que regulam as funções do organismo, previnem doenças e infecções. É muito difícil resumir as benesses desse nutriente, uma vez que a maioria das defesas e a manutenção do organismo necessita das vitaminas, tanto como dos minerais. As vitaminas estão presentes em frutas e verduras, carnes, ovos e leite e derivados.

Minerais
Assim como as vitaminas, são de importância fundamental nas defesas e manutenção do organismo. São eles que formam os nossos ossos e cartilagens, e ajudam na manutenção dos tecidos, orgãos, sistema nervoso, etc. Além do transporte de oxigênio e do gás carbônico, e fazem parte do sistema de coagulação do sangue. Os minerais são encontradas em frutas, verduras, carnes, ovos, leite e derivados.

Fibras
São substâncias importantes no funcionamento regular do aparelho digestivo, principalmente o intestino, além de ajudar no combate ao colesterol. As fibras são encontradas em frutas e verduras e cereais integrais (feijão, arroz integral, farinha de trigo integral).

Gorduras
Assim como os carboidratos, também fornecem energia. E são importantes por dissolverem e transportarem algumas vitaminas (A, D, E e K). As gorduras estão presentes nas gorduras animais, leite, óleo, margarina, manteiga, e outros.

Classes dos Alimentos

Além dessa classificação, ainda dividimos os alimentos em três classes:

Alimentos Energéticos - São alimentos ricos em gorduras e carboidratos. Que fornecem energia.

Alimentos Construtores - são os alimentos ricos em proteínas, pois possibilitam o crescimento e o desenvolvimento do organismo, além de reparar os tecidos.

Alimentos Reguladores - são os alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, pois regulam o funcionamento do nosso organismo.


Essa classificação ajuda no entendimento dos nutrientes, todos são importantes. Por toda a vida necessitamos de nutrientes, a quantidade e que vai variar. Através da tabela de Valores Nutricionais Diários (RDAs) e da Pirâmide Alimentar, você pode obter as quantidades necessárias. E em quais fases da vida são mais importantes.

Não é díficil confundir uma boa alimentação, com a satisfação do apetite ou com a ingestão demasiada de grandes quantidades do mesmo produto. Estes hábitos, que não atendem as exigências orgânicas, são tão prejudiciais a saúde, quanto a falta de alimentos. Como o que se debate a maior parte da humanidade, vivendo em estado de subnutrição crônica guiada pela fome.

Links relacionados

Valores Nutricionais Diários

Pirâmide Alimentar

Dieta para emagrecer !!!

fVocê sabe alguma Receita?
Mande para Gente.


Voltar para o voltar ao topodesta página
r
Weblaranja.com © Copyright 2001. WEBlaranja ®
-Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial.
 :-:  Hospedado pela HOSTGOLD

Quem Somos | Publicidade | Contato | Privacidade