Weblaranja
Brasil,

COMPARTILHE A WEBLARANJA !!!

takalista

Carbohidrato

Carbohidrato

Força e Energia

Carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glícidos, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídeos ou açúcares.
Na base da pirâmide alimentar, a Principal função do Carbohidrato (Açúcares e Amidos) é prover energia para as células do organismo. Principalmente as células do cérebro. O único orgão dependente de Carbohidrato, que na sua desintegração, resulta na Glicose que é abosorvida pelas células do cérebro. A ingestão diária recomendada de Carbohidrato é de 130g para adultos e crianças, baseada na quantia mínima comum de Glicose utilizada pelo cérebro. Porém esse valor pode ser maior, para satisfazer a carência de energia do indivíduo, que consome, num nível aceitável, Gorduras e Proteínas. O consumo médio de Carbohidrato é de 220 a 330 g/d (gramas por dia) para homens e de 180 a 230 g/d para mulheres.

O carbohidrato no organismo, sofre um metabolismo transformando se em glicose, sendo transportado pelo sangue, depois será armazenado nos músculos e fígado, na forma de Glicogênico. É esse glicogênico que da força ao músculos, para fazer desde tarefas simples como levantar, andar, até exercícios mais complexos com nadar e correr. Quando a quantidade armazenada é maior do que a necessária, no caso de uma pessoa sedentária por exemplo, que tem uma dieta rica em carbohidrato, o mesmo se transforma em gordura: os triglicídeos ou triglicerol. Os triglicídeos ficam depositados no organismo até que seja eliminado através de uma dieta e principalmente de exercícios.

Definição e Classificação do Carbohidrato

Carbohidrato são substâncias orgânicas que também recebem o nome de Hidrato de Carbono. Sua fórmula é "CH2O", 1 átomo de carbono, 2 átomos de Hidrogênio e 1 de oxigênio. Os Carbohidratos são encontrados no reino vegetal, sendo nesse a sua maioria, e no reino animal.

Os Carbohidratos, são mais conhecidos como Açúcar e Amido. Podem ser classificados em categorias baseado no número de unidades ou molécula de glicose que contém. São elas:

Monossacarídeos - Contém 1 unidade de glicose, ex.: Frutose, Glicose, galactose;
Dissacarídeos - Contém 2 unidades de glicose,
- 1 de glicose e 1 de frutose - Sacarose - Açúcar das frutas
- 1 de glicose e 1 de galactose - Lactose - Açúcar do Leite
- 1 de glicose e 1 de glicose - maltose - Açúcar do Malte, (ex:trigo)
Oligssacarídeos - Contém 3 até 10 unidades de glicose, ex: Rafinose (encontrada em alguns legumes) e Estaciose
Polissacarídeos - Que contém acima de 10 unidades de glicose. Ex: Amido e Glicogênios.
Alcoóis de açúcar como: Sorbitol, álcool de glicose. Manitol, álcool de frutose.

Definição de Açúcar e Amido

Quando dissemos que um alimento é rico em carbohidrato, estamos dizendo que ele rico em açúcar ou amido e na maioria das vezes os dois. Um bolo de frutas contém açúcar e amido. Nas frutas são encontradas os monossacarídeos como a Frutose e na farinha de trigo utilizada para fazer o bolo, o Polissacarídeo como Amido.

Chamamos de açúcar, geralmente, os monossacarídeos e Dissacarídeos, processados e isolados, ou seja, retirados de suas fontes. Que dão um sabor mais acentuado de doce. Exemplo disso é o açúcar da cana, que na verdade é o dissacarídeo sacarose, uma mistura de glicose com frutose. A gente não acha a cana tão doce quanto o açúcar da cana. Como já foi dito, os mono- e dissacarídeos, estão presente nos vegetais como frutas, tubérculos como beterraba, no leite e seus derivadoss.

Além do açúcar, outros carbohidratos que consumimos muito é o Amido e as fibras alimentares. O amido e fibras estão presente nos grãos, cereais, tubérculos (batata, mandioca).

A glicose no sangue - Índice Glicêmico

Os carbohidratos nos fornecem grande quantidade de energia, mas se não utilizado, o seu excesso pode causar doenças como por exemplo: A "Obesidade" e o "Diabetes". A glicose é transportada para as células do músculo e do fígado através do sangue. A concentração da glicose no açúcar do sangue, pode variar durante o tempo da digestão de um alimento rico em carbohidrato, a esse processo damos o nome de Resposta Glicêmica ou Ìndice Glicêmico-IG. O Índice Glicêmico varia, dependendo do individuo, essa variação pode ser de uma rápida alta de glicose no sangue, seguida de uma rápida queda. Ou de uma prolongada alta e prolongada queda.

Estudando os 2 casos, foi possível fazer um classificação do IG. Através dessa classificação é possível saber qual alimento aumentará o nível de açúcar no sangue. A ingestão desse alimentos deve ser controlado por indíviduos que tem o diabetes. A tabela abaixo mostra alguns desses alimentos:

Índice Glicêmico de Alimentos comuns:

Alimento IG (Pão Branco = 100)
Arroz, Branco, baixa amilose 126
Batata Assada 121
Flocos de milho 119
Bolo de arroz 117
jujubas 114
Cheerios 106
Cenoura 101
Pão Branco 101
Pão trigo Integral 99
Refrigerantes 97
Bolo comum 95
Sucrose 92
Pizza de Queijo 86
Macarrão Spaghetti (cozido) 83
Pipoca 79
Milho verde cozido 78
Banana 76
Suco da Laranja 74
Arroz convertido 72
Ervilha Verde 68
Pão de aveia 68
Laranja 62
Farinha de Cereais 60
Suco de maçã 58
Pão de centeio integral 58
Maçã 52
Grão de bico 47
Leite desnatado 46
Feijão roxo 42
Fructose 32

Fonte:
Dietary Reference Intakes for Energy, Carbohydrate, Fiber, Fat, Fatty Acids, Cholesterol, Protein, and Amino Acids (Macronutrients) (2005) - nap.edu - acessado em 05/06/09, 11:00hs
• Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Carboidrato - acessado em 05/06/09, 11:00hs

Atenção:As matérias sobre nutrientes mencionadas aqui são de caráter informativo. Antes de qualquer Ingestão de suplementos de Vitaminas ou Minerais, deve se consultar um médico.

Links relacionados

Recomendações Nutricionais Diárias

Pirâmide Alimentar

fVocê sabe alguma Receita?
Mande para Gente.


Voltar para o voltar ao topodesta página
r
Weblaranja.com © Copyright 2001. WEBlaranja ®
-Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial.
 :-:  Hospedado pela HOSTGOLD

Quem Somos | Publicidade | Contato | Privacidade