Apesar do Brasil ser o maior produtor de soja não transgênica do mundo, o brasileiro é um dos menores consumidores de soja “in natura”. Talvez pelo fato de muitos brasileiros não saberem que a soja é um dos alimentos mais completos da nutrição, o único alimento de origem vegetal com protéinas completas.
O brasileiro consome soja, mesmo sem saber. Além do óleo, a soja está presente em produtos como pães, bolos, lasanhas, carnes industrializadas como: salame, presunto, hambuguer, etc. contém proteína de soja, para dar mais volume, a soja absorve o sabor do alimento que é preparado junto com ela. Tem também o shoyu ou molho de soja, que já virou hábito na mesa do brasileiro.
A soja é uma leguminosa da famíla Fabaceae, como o feijão, a lentilha e a ervilha. Quando colhida madura, apresenta a forma de um grão pequeno e redondo, em um projeto engenhoso da natureza, quando hidratada com água, dobra ou tríplica de volume, ficando da forma de um feijão, ovalado e alongado. Com um grande rendimento para o consumidor.
O sabor da soja é mais suave que o do feijão, tendo um leve sabor amargo, por causa da casca. Mas com um “choque térmico”, retira o amargo, feito antes de cozinhar: Escorrer a soja hidratada e mergulhar em água fervente, depois de fervido por 5 minutos, retirar e descartar à água. A soja está pronto para o consumo, sem o sabor amargo.
O que faz com a soja, em casa?Pode se fazer o leite, do leite, se fazer o queijo asiático “Tofu”. Com as sobras do leite, a farinha, que recebe o nome de “okara”, se faz bolos e bolinhos, um nhoque de batata, um bolinho de mandioca, etc. Com a soja cozida, pode se fazer o mesmo uso do feijão: Feijoada, tropeiro, tutu etc, e os menos exigentes quanto a cor, pode se cozinhar meio a meio com o feijão. A soja absorve o sabor do feijão. Pode se fazer salada com a soja cozida. Tem também a proteína de soja texturizada ou PVT, também conhecida como carne de soja, substitui a carne animal, o sabor é adicionado através do caldo em que a proteina fica de molho, veja nosso Estrogonofe de carne de soja.
Por quê consumir soja?
A soja é rica em protéinas completas, com os aminoácidos essenciais ao organismo. Podendo substituir a carne de animal em uma dieta, sem perda nutricional. 100g de soja contém: 40,50g de protéina, 22g de carbohidrato, 21g de fibra alimentar, além de 363 calorias. A soja auxilia o coração e na saúde cardiovascular, no controle da glicose no sangue, no diabetes, na manutenção dos ossos e na saúde da mulher. O leite de soja é um substituto ao leite da vaca, nas pessoas que tem intolerância o lactose.
Curiosidade: Crianças na Africa à beira da morte, conseguiram recuperar o vigor físico, só com alimentação a base de soja. Isso aconteceu em larga escala, na Biafra (1970), Etiópia(1980) e Somália(1990).
A soja pode ser comprada em pacote ou “a granel” nas feiras livres, é um grão seco, fácil de guardar, exigindo o mesmo cuidado do arroz, do feijão e do milho. É um importante auxiliar na nutrição, em breve ensinaremos como fazer o leite de soja caseiro e bolinhos com a sobra do leite, por enquanto confira algumas de nossas receitas com soja:
Receitas de Grãos e Cereais
Weblaranja
Fontes: Unilever Health Institute – http://www.unileverhealthinstitute.com.br/artigo/o-consumo-de-soja-na-populacao-brasileira
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Soja