Weblaranja
Brasil,
Aprenda as técnicas e as dicas de cozinhar

COMPARTILHE A WEBLARANJA !!!

takalista

PREPARANDO CARNE BOVINA

A carne bovina é bem vinda a mesa brasileira. Mas para aproveitar melhor a carne, é preciso preparar de acordo com os seus cortes. Os especialistas dizem que não existe carne boa ou ruim, de primeira ou de segunda. Mas sim, o modo de preparo é que vai ressaltar a qualidade e o sabor da carne. Abaixo detalhamos os cortes do bovino.

Weblaranja

Os Cortes do Bovino - 1º parte
Do item 1 ao 10.
• Os Cortes do Bovino - 2º parte
Do item 11 ao 21.
11. Filé de lombo ou contrafilé
12. Aba de filé ou Costela
13. Fraldinha
14. Ponta de agulha
15. Acém, agulha, tirante ou alcatrinha
16. Braço, pá ou paleta
17. Peito
18. Pescoço
19. Filé de costela ou bisteca
20. Capa de filé
21. Cupim

Continuação na página 1Ir para Cortes Bovinos parte 2
Dos itens 01 a 10.

Cortes Bovino

Os Cortes do Bovino - 2º parte

Quantidade por pessoa: 1/2 quilo de carne

11 - Filé de lombo ou contra filé

Carne de textura macia, suculenta e com gordura. Geralmente assada, passada ou frita. Muito usada para grelhados. Preparo rápido, é utilizada como bifes e rosbifes.
Voltar ao topo





12 - Aba de filé, Fraldinha ou Costela
Carne fibrosa e dura, Cozinha-se lentamente. Depois de preparada fica macia e suculenta. De sabor marcante, com muito osso e gordura. Pode ser assada em churrasqueira, apesar de demorada, longe da brasa. É preparada cozida, bastante saborosa com mandioca – aipim.
Voltar ao topo



13 - Pacú, Fraldinha
Corte derivado da costela, também chamado de 'vazio'. Carne dura, mais suculenta. Macia, se cortada em fatias finas. Pode ser cozida e assada. Com ela prepara sopas, ensopados, molhos e também assado de panela. Também vai a churrasqueira, cortada em cubinhos ou fatias finas. Boa para moer.
Voltar ao topo da página



14 - Ponta de agulha
É um dos nomes da Costela. É o final da costela, na parte de baixo do boi. Caracteriza por ser mais fina e tendo até as pontas brancas, a cartilhagem. É uma costela mais macia, ideal para assados, na churrasqueira, no bafo e no forno convencional. Assando a peça inteira. É claro também pode ser servida em cozidos, ensopados.




15 - Acém, agulha, tirante ou alcatrinha
O pedaço maior e mais macio da parte dianteira do boi. Carne macia. É preparada cozida com em bifes de panela, sopas, ensopados e picadinhos. Mas também pode ser assada no forno, coberta com o sal grosso.

Voltar ao topo da página




16 - Braço, pá ou paleta, peixinho, raquete ou miolo de paleta
Antiga Paleta ou Braço. Por ter diferentes texturas em um mesmo corte, foi dividida em 3 cortes:
• Peixinho
Também conhecido como lombinho ou lagartinho da paleta. Carne de fibras curtas, mais dura que o acém, podendo ser cortado em pedaços ou moído, para preparo cozido. Ou pode ser assado, recheado ou passado na chapa como escalopes.




• Raquete
Corte mais musculoso que o acém, com fibras longas e gordura concentrada, é uma carne muito saborosa. A raquete, bem cozida ou moída, rende excelentes molhos, cozidos, assados, bifes e ensopados.




• Miolo de paleta
E a parte central da paleta, corte mais duro. Também de fibras curtas, ideal para ser cozida, ensopados.
Voltar ao topo da página






17 - Peito
Carne de textura dura e fibrosa. O corte pode ser com osso ou sem, com gordura. É preparado bem cozido. Bem gostoso, se deixado cozinhar lentamente. Como no "puchero argentino", com grão de bico. Pode se assar também no bafo ou por um longo período na brasa.
Voltar ao topo da página




18 - Pescoço
Continuação do peito, Carne de muito músculo e fibra, textura dura. Deve ser bem cozida, de preferência, por um período longo. Inclusive, se utilizando panela de pressão.





19 - Filé de costela ou bisteca
Carne macia, rodeada de gordura, com ou sem osso. Ideal para churrasco, pode ser frita, grelhada ou assada. Muito apreciada no Sul do país, ainda leva o nome de Chuleta.

20 - Capa de filé
E a parte de cima da fílé de costela, uma carne dura, de texturas desigual, com muitos nervos. Deve ser bem cozida, utilizada em molhos, ensopados, cozido. Pode ser assado, se bem embalado em papel alúminio. Na grelha, se picado em pequenos pedaços ou retirando lascas.
Voltar ao topo da página
21 - Cupim
Carne Gordurosa, cheia de nervuras, muido dura. As vezes macia, no começo do corte, em que se tem menos nervos, aquelas partes brancas. Cortada em bifes pode ser assada na churrasqueira ou no bafo. Deve ser cozida lentamente e depois fritar.
Voltar ao topo da página


Fonte das fotos: SIC - Serviço de Informação da Carne


r
Takalista


fVocê sabe alguma Receita?
Mande para Gente.


Voltar para o voltar ao topodesta página

r
Weblaranja.com © Copyright 2001. WEBlaranja ®
-Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial.
 

Quem Somos | Publicidade | Contato | Privacidade